Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Finalmente livres?

Boa noite bonequinhas, hoje, 13 de Maio, é o dia da abolição da escravatura aqui no Brasil. Sendo que com a famosíssima lei Áurea, assinada pela "queridinha" princesa Isabel, deu liberdade à todos os negros dos seus senhores de engenho...e blá, blá, blá...história linda, não é?
Infelizmente, fomos persuadidos à acreditarmos nessa parte tão bonitinha da história brasileira, na verdade, não foi bem assim não! Enquanto os outros países já haviam extinto a escravidão, o Brasil,como sempre, ainda continuava com um sistema antiquado e ultrapassado de desenvolvimento (falo na utilização da mão-de-obra humana, propriamente dito ,a escrava). As máquinas, com a revolução industrial na Inglaterra já estavam a todo vapor,  com outro tipo de produção mais avançado, então, houve uma pressão muito grande por parte desses países, em que o Brasil era dependente financeiramente, para abolir esse sistema arcaico.
E depois de várias leis, a escrevidão foi "definitivamente" abolida em 13 de Maio de 1888....
Bom, em minha concepção, liberdade tem fortes ligações com igualdade ( como assim foi dito na revolução francesa : Liberdade, igualdade e fraternidade) ,porém, será que vemos isso? As marcas da escravidão, não só no Brasil, mas no mundo ainda continuam muito evidentes em nosso cotidiano,os negros ainda têm os piores salários, vivem em péssimos locais de moradia, ocupam cargos inferiores em relação aos brancos e além do forte racismo presente nessa sociedade hipócrita!
Enquanto não houver respeito, sempre continuará o preconceito....E que venhamos a não nos conformar com qualquer oferta "pão e circo" que nos é oferecido, a fim de mascarar tanta desigualdade.
Hoje não é motivo de triunfo, mas de reflexão!





4 comentários:

  1. Infelizmente em pleno século XXI ainda exista qualquer tipo de preconceito. Por mais que tentem mascarar isso, vemos diariamente ao nosso redor casos e mais casos revoltantes. Ainda sonho com um mundo igualitário!
    Tanara

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Tanara, quem sabe um dia...
    "Enquanto não houver respeito, sempre continuará o preconceito." Donnatela.

    ResponderExcluir
  3. Great Read. African Americans here in USA still seeking equality too.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. But, God willing, the day will come that we will walk side by side without distinction!
      Thanks Tonya for your comment. It's very important for Donnatela.

      Excluir