Pesquisar este blog

sábado, 1 de novembro de 2014

"Nossas Donnatelas"- Daiana Damasceno

Hello bonequinhas, dando continuidade a sessão "Nossas Donnatelas", hoje falarei a história dessa mulher incrível : DAIANA DAMASCENO.

25 anos, solteira.
Nasceu em Salvador/Ba  e com muito esforço sempre estudou em escolas particulares, diferentemente da realidade de muitas meninas negras no Brasil. Contudo sofria muita discriminação, pelo fato de ser uma das únicas negras ( ou a única) dessas instituições de ensino.
Com 12 anos teve sua independência estética, ou seja no modo de arrumar os cabelos. Mas para que fosse aceita pelos seus algozes, alisava o cabelo , achando assim que diminuiria os insultos e piadas sem graça, por ser negra e ter o cabelo crespo.Entretanto quando entrou na faculdade em 2007, com 17 anos, começou a libertar-se dessas imposições , aceitando-se como é. Outro detalhe importante é que, não quis cursar em universidades públicas, pois apesar do nome, é ainda bastante segregada à brancos e ricos.
Formou-se em 2010 no curso de relações públicas na Unifacs, como a melhor aluna da turma. Logo após , começou a trabalhar na faculdade Ruy Barbosa, e na mesma instituição fez pós- graduação em gestão de negócios, pois via a necessidade de crescer profissionalmente ainda mais. Sendo que teve seu primeiro professor negro ao fazer essa especialização.
Aos 22 anos foi promovida no trabalho a supervisora de equipe.Um grande desafio, por ser muito jovem. Mas com toda dedicação e inteligência, conseguiu contornar essas questões. 
Fez um projeto inicial para apresentar ao mestrado, " Como mulheres negras se sentem ao liderar um negócio." Tomando-se por base mulheres negras de destaque, assim como a sessão "Nossas Donnatelas". Atualmente é ouvinte na Ufba no curso de gênero e poder e por incrível que pareça, é a única negra , sendo isso um paradoxo perante o tema do curso : GÊNERO E PODER!
 Para o futuro, pensa em conhecer os EUA , morando um tempo em Nova York , visitar a Irlanda ,e em especial conhecer Luanda ( África), por ser um país que fica  num continente que possui boa parte de nossas raízes culturais.
Vale ressaltar, que teve todo suporte de sua mãe, sendo sua fonte de inspiração.
E como Donnatela, cuida do corpo , para ficar sempre uma diva! Faz dança, o Stiletto ( dança no salto), estilo nascido nos EUA, sendo popularizada por Beyoncé. Cuida dos cabelos sozinha, cortou-o uns anos atrás para livrar-se da química e assumir o natural, faz hidratação para mantê-lo lindo e vivo.
Costuma usar make a noite e prefere cuidar da pele usando protetores solares e hidratantes.

E essa é a nossa Donnatela de hoje:






4 comentários: